figurinhas juntas.png
Ana Rieper_.jpg

Ana Rieper

 

Nascida no Rio de Janeiro, Ana Rieper se formou em Cinema e Geografia na Universidade Federal Fluminense. Iniciou sua carreira em 1998 com o curta-metragem “Saara”, eleito melhor filme no 2º Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte e melhor direção no 1º Fest Cine. Em 2002, Rieper se muda para Aracaju, onde é convidada pela ONG Sociedade Canoa de Tolda, que trabalhava em prol das populações ribeirinhas do baixo Rio São Francisco, essa mudança se torna marcante em sua carreira cinematográfica. Em 2004, se encarrega da direção de produção do documentário “O Rio das mulheres pelo olhar de Ivaneide”, filme de Carlos Eduardo Ribeiro Júnior. Entre 2005 e 2010, dirige o programa “ Afinando a Língua” do canal Futura. Sua estreia em longas-metragens ocorre em 2011, com o documentário “ Vou rifar meu coração”, recebendo prêmio de melhor direção de arte e menção especial da crítica no Atlanticdoc Uruguai e também foi eleito no IN-Edit Brasil 2012 como melhor filme. Em 2015, lança o documentário “5x Chico”, abordando temas sobre o Rio São Francisco, premiado peli edital Petrobrás Cultural, também desenvolve o projeto de longa metragem “Paraíso Tropical”, inspirado no livro Casa Grande e Senzala, de Gilberto Freyre.

 

* Texto por Ana Izidoro

Mataram Meu Gato

Diretor: Ana Rieper, Maria José Freire
Duração: 15 min
Ano: 2006
Formato: Vídeo
País: Brasil
Produção: Lorena Bondarovsky
Fotografia: Manuel Águas
Roteiro: Ana Rieper, Maria José Freire
Produção Executiva: Clélia Bessa
Gênero: Documentário


Sinopse: A remoção e a transferência de favelas no Rio de Janeiro, a partir das trajetórias dos integrantes da escola de samba "Gato de Bonsucesso", sediada na Favela da Maré.

 

"Na Veia do Rio"

Diretor: Ana Rieper
Duração: 65m
Ano: 2001
Formato: Vídeo
País: Brasil
Gênero: Doc


Sinopse: Seguindo o Baixo São Francisco, o programa mostra a intimidade e a história das pessoas que vivem às margens do rio. Além disso, procura entender a modernização do país e o impacto de suas transformações na rotina dessa população, que ainda vive num Brasil tradicional.

Veluda


Direção: Ana Rieper
Ano: 2005

Menção Honrosa – Mostra do Filme Livre
8º Festival de Curtas de Belo Horizonte
Festival brasileiro de Cinema Universitário
Cine Esquema Novo

Sinopse: sobre maternidade e ecologia no baixo rio São Francisco.