figurinhas juntas.png
Isa Grinspum ferraz_.jpg

Isa Grinspum Ferraz


Isa Grinspum Ferraz além de cineasta também é socióloga. Começou sua carreira com 22 anos em 1980 na fundação Roberto Marinho. Foi coordenadora e criadora de projetos para editais por dez anos. Depois, dirigiu por quatro anos o programa “Escola pela TV” exibido no canal Rede Manchete. Dois anos depois estava coordenando o programa “Projeto Especial Núcleo” da TVE. Ainda nos anos 90 dirigiu uma serie de documentários chamado “O Povo Brasileiro” e series para o programa “Fantástico” da Globo. O primeiro e único longa metragem que dirigiu é o documentário “Marighella” de 2012. O filme conta a história de seu Tio Carlos Marighella, guerrilheiro durante a ditadura militar brasileira.
Ela também criou dois museus interativos: “Museu da Língua Portuguesa” em São Paulo e o “Museu Cais do Sertão” no Recife.

 

*Texto por Carol Lach
 

Marighella


Diretor: Isa Grinspum Ferraz
Duração: 1h 40m
Ano: 2012
País: Brasil
Elenco: Lázaro Ramos
Produção: Isa Grinspum Ferraz, Pablo Torrecillas, Rodrigo Castellar
Fotografia: Alziro Barbosa
Roteiro: Isa Grinspum Ferraz
Trilha Sonora: Mano Brown, Marco Antônio Guimarães

Gênero: Doc


Sinopse: História do líder comunista e parlamentar baiano, que foi vítima de prisões e torturas: Carlos Marighella. Com narração de Lázaro Ramos, o documentário retrata desde sua juventude na Bahia, seus anos de militância no PCB baiano e nacional, suas prisões na Era Vargas, sua atuação como deputado constituinte, até os violentos anos de repressão militar, quando ele se tornou o inimigo público número um da ditadura brasileira.